Detinsect controle de pragas urbanas

Facebook Central de atendimento 51 3451-0387 | 51 9984-8486

Aranhas

Todas as aranhas são da ordem Araneae, sendo da mesma classe dos escorpiões, dos opiliões e dos ácaros e carrapatos. Apesar de muita gente inclui-los junto com os insetos, são um grupo diferente, sendo pais próximos aos crustáceos - carangueijos e lagostas.

Descrição

Assim como os insetos, aranhas são artrópodes, animais invertebrados articulados, com carapaça externa feita de quitina. Mas diferentemente dos insetos que têm 6 patas, as aranhas e toda a classe dos aracnideos possui 8 patas. Outra característica que os distingue dos insetos é a junção da cabeça com o tórax. Aranhas possuem apenas um cefalotórax e um abdomem. A grande maioria das aranhas possui vários olhos e sua posição e tamanho podem ser usados na sua identificação. Todas as aranhas produzem seda, mas nem todas constroem teias. Algumas usam a seda apenas para construção do saco de ovos, para forrar o ninho ou para se pendurarem. Algumas aranhas constroem teias complexas, usando vários tipos de seda, cada uma com uma finalidade da montagem da teia. A respiração das aranhas pode ser traqueal, com pequenos tubulos que levam o ar diretamente até as células, ou pulmonar, com pulmões em forma de livro. As aranhas grandes costumam ter pulmões, as pequenas, traquéias. A maioria têm pulmões e traquéias. Outra característica das aranhas é que todas são predadoras. Elas têm uma glândula de veneno que usam para imobilizar e matar sua presa. Este veneno é injetado pelas cheliceras, situadas perto da boca. Além das cheliceras, aranhas têm palpos, que têm funcão táctil e para manipular o alimento. Nos machos têm funções reprodutivas. As aranhas também têm uma digestão bastante particular, que começa já dentro do corpo da presa. Depois de pré-digerida em seu próprio coropo, a aranha suga o interior da presa já meio liquefeito.

HábitosAranhas podem ser divididas em duas categorias quanto ao hábito de capturar presas:

Vida livre, que não constroem teias e caçam ativamente. Elas tecem seda apenas para fazer linhas de arrasto, ninhos, casulo de óvos, mas elas não usam a seda para capturar a presa. Aranhas de vida livre costumam ter pernas mais fortes e olhos mais desenvolvidos. Exemplos de aranhas de vida livre são as Caranguejeiras, as Tarântulas, as Papa-Mosca, e as Armadeiras.

De teias, que usam teias para capturar suas presas. Constroem vários tipos de teias: geométricas, lençol, funil... As teias são características de famílias particulares. De todas as teias, as geométricas ou orbiculares são as mais conhecidas, sendo sempre associadas com as aranhas. Aranhas que constroem teias são aéreas, tendo pernas finas para escalar na seda fina. A visão é menos desenvolvida. Em compensação são capazes de detectar e interpretar com facilidade os vários tipos de vibração de uma teia.

Aranhas também podem variar o período de atividade.

Algumas aranhas, ativas durante o dia, constroem suas teias ao nascer do sol e 'recolhem' no fim do dia.

Outras aranhas caçam ativamente a noite, usando seus grandes olhos para verem na escuridão.

Certas aranhas não ligam se é dia ou noite. Elas vivem dentro de cavernas, em escuridão total, encontrando suas presas táctilmente.

© 2013 Detinsect Controle de Pragas Urbanas, LTDA.
R. Osvaldo Aranha, 217 – Três Portos- Sapucaia do Sul-RS

Desenvolvido por Tridigital